segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Aluno dedicado

Formatação física ....


Hoje em dia, com HDS modernos, não existe formatação de baixo nível ou formatação fisica.
O que eu recomendo como ultima tentativa é primeiro vc fazer uma formatação rápida do HD, seguida por aplicar o ZEROFILL. Isso vai apagar todo o conteúdo do seu HD e preencher todo o espaço com zeros. Depois faça uma formatação completa, lembrando que esse processo é MUITO demorado.
Se depois de tudo isso seu HD continuar a apresentar problema, significa que vc acabou de ganhar um peso de papel muito decorativo para quem trabalho com informática.
Mas, o que vem a ser formatação física ou de baixo nível?

Os atuais discos IDE/ATA, não são e não poderiam ser formatados fisicamente. A formatação física é feita na fábrica e dura o resto da vida do disco rígido. Nesse processo, são identificadas partes ruins na superfície do disco, as quais são devidamente marcadas para que não recebam dados. Mas a formatação física tem ainda outra função muita pessoas não conhecem.

Ela também grava trilhas especiais por todo o disco. Somente os circuitos do drive podem acessar tais trilhas. Elas são usadas, entre outras coisas, para "orientar" as cabeças de leitura/gravação do drive, fazendo com que elas se posicionem precisamente sobre uma trilha desejada na superfície do disco. Esse mecanismo é conhecido como servosistema. Se usássemos um formatador físico de drives, essas trilhas de controle poderiam ser apagadas e o drive perderia estas informações de controle vitais ao seu funcionamento. É por isso que não se pode usar formatadores de baixo nível (físicos) em discos IDE.
Atualment
e, a maioria dos drives nem aceita comandos destes formatadores, como um meio de proteção.

Então, o que vem a ser a opção que vc disse, "LOW LEVEL FORMAT" ?
Antigamente, Low Level Format era um método que fisicamente criava e definia as partes onde dados seriam armazenados, como trilhas, setores... e por isso, era muito complicado e normalmente só feito na fábrica. Hoje, Low Level Format chega a significar o mesmo que o Zero Fill (apesar de os mais conhecidos saberem diferenciar o LOW LEVEL FORMAT de tempos atrás com o novo Low Level Format de hoje, que tem nome mais conhecido de Zero Fill) onde o disco rígido preenche todo o disco com zeros novamente, fazendo com que o mesmo fique muito parecido com um disco que saiu da fábrica. Normalmente quando está fazendo Zero Fill, o disco já executa um utilitário de teste para confirmar o sucesso do processo.
Qual a diferença entre Low Level Format e Zero Fill?
Nenhuma ambos fazem a mesma coisa. Em alguns softwares de alguns fabricantes, a opção low level format pode é retornar alguns erros, por isso é mais recomendável usar a opção zero fill se a mesma estiver disponível no software usado.
Zero Fill apaga meus dados?
Diferente da formatação lógica, em NTFS ou FAT 32, por exemplo, o Zero Fill vai zerar seu disco rígido, ou seja, vai realmente deletar seus dados, sendo praticamente impossível à recuperação deles com um software depois. Por isso, antes de tentar fazer o Zero Fill, faça backup dos seus dados.
O Zero Fill pode ser uma opção para alguns usuários que estão querendo vender o seu disco rígido, mas teme que o comprador possa tentar vasculhar o disco para ver o que o usuário antigo tinha no disco (como dados confidenciais).
Zero Fill pode renascer o meu disco rígido?
Normalmente sim, se o mesmo tem problemas no disco, e não físicos como problemas mecânicos. Normalmente se o Windows estiver corrompido a ponto de não restaurar, ou até um vírus no setor de boot, alguns bad blocks, com o Zero Fill, você pode fazer o seu disco voltar a funcionar normalmente (mas vale lembrar que depende do problema. Zero Fill não é milagroso).
Tenho mais de uma partição. Posso escolher em qual partição fazer o Zero Fill?
Não, não é possível escolher a partição. O Zero Fill trabalha no disco todo, ou seja, ou é o disco todo, ou nada.

Autor : Paulo RB Aluno YesBras Garcia (blumenau)

Nenhum comentário: